Viver com Diabetes Mellitus em tempos de Pandemia

O que é a Diabetes Mellitus?

A Diabetes Mellitus é uma doença endócrina crónica e progressiva em que o metabolismo do açúcar está alterado.

O açúcar/ glicose ingerido na alimentação tem dificuldade em entrar nas células acumulando-se no sangue levando a um aumento da glicemia, isto é, do valor do açúcar no sangue.

O tratamento da Diabetes Mellitus assenta em 3 pilares fundamentais, uma alimentação cuidada e com poucos açúcares, a prática regular de atividade física e o cumprimento da medicação recomendada pelo Médico que o segue por causa desta doença.

Porque devemos tratar a Diabetes Mellitus?

O açúcar que se acumula no sangue danifica os órgãos e os tecidos levando ao desenvolvimento de complicações e aumento do risco cardiovascular, isto é, a probabilidade de morte a 10 anos por enfarte ou AVC, nestes doentes.

As principais complicações da Diabetes Mellitus são as alterações da visão que podem levar à cegueira, diminuição do funcionamento dos rins, entupimento das artérias / Aterosclerose, que podem causar enfarte, AVC, disfunção eréctil, amputações, doença dos nervos e diminuição da imunidade.

Tenho Diabetes Mellitus, pertenço a um grupo de risco?

A Diabetes Mellitus foi considerado um fator de risco para o desenvolvimento de uma das apresentações grave de COVID19.

Os doentes com Diabetes Mellitus devem nesta fase de pandemia ter cuidados adicionais de proteção, respeitando o isolamento social e as medidas de etiquete respiratória.

Desafios do tratamento em tempos de confinamento

A pandemia de COVID19 obrigou a uma adaptação do nosso estilo de vida, ficamos mais em casa, provavelmente com menos atividade física diária e com maior dificuldade em gerir a alimentação.

Como já sabemos a base do tratamento da Diabetes Mellitus é uma alimentação saudável, com poucos açucares e a prática regular de atividade física.

Mesmos mais confinados os doentes com Diabetes Mellitus devem evitar consumir produtos ricos em açúcares, especialmente alimentos com açúcar adicionado.

Devem tentar manter uma rotina diário com refeições estruturadas evitando petiscar ao longo do dia, e procurar comer fruta e legumes frescos em pelo menos uma refeição. É importante manter uma boa hidratação diária.

A atividade física também é possível em espaços fechados, mesmo que não seja o ideal e por vezes falte a motivação, é importante manter alguma atividade física regular.

A internet dispõe de múltiplas de aulas gratuitas e novas modalidades para experimentar.

O controlo da glicemia, isto é, do açúcar do no sangue, também é importante, e deve manter essa vigilância se o fazia anteriormente. Se apresentar valores fora dos estabelecidos pelo seu médico como os valores alvo, deve contactar o seu Médico Assistente para ajuste da sua medicação.

Também é importante manter a sua saúde mental, por isso, aproveite este tempo para aprender algo novo, mantenha a cabeça ocupada, leia, ouça música, o que mais gostar. Acima de tudo cuida de si.

Consulte todos os cuidados que deve ter com a sua Diabetes Mellitus nos nossos vídeos sobre este tema.

Tenha a Wiselife sempre consigo.

Por: Ana Luís Pereira | Médica de Família

Covid 19, Doenças Respiratórias, Infográfico

Subscreva a nossa newsletter para receber as novidades em primeira mão!

Contactos

Wiselife | Todos os direitos reservados | Copyright © 2019
Política de Privacidade