A asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas, na qual estas estão parcialmente obstruídas / entupidas. Assim, as pessoas com asma podem sentir dificuldade em respirar, tosse, opressão torácica (aperto no peito) e sibilância (“chiadeira” ou “gatinhos”).
A asma pode ser diagnosticada em qualquer idade; no entanto, a maioria das pessoas desenvolve sintomas durante a infância. Sendo uma doença crónica, a asma tende a acompanhar a pessoa ao longo da vida. Quando surge na infância, pode resolver na idade adulta.
Alguns factores podem aumentar a probabilidade de desenvolver asma. São eles ter rinite alérgica ou pele Atópica, ter familiares com asma, rinite alérgica ou pele Atópica e a exposição ao fumo do tabaco na infância.
Quem tem asma pode desenvolver uma crise (período em que os sintomas ficam mais intensos) se: (i) não tomar a medicação de modo adequado, (ii) desenvolver uma infecção respiratória, (iii) contactar com alergénios (ácaros, pólenes, etc.), (iv) ingerir certos medicamentos (como os anti-inflamatórios não esteroides) ou (v) contactar com níveis elevados de poluição atmosférica.
Assista a este vídeo para saber mais sobre esta doença que afecta cerca de 700.000 portugueses.
Powered by AstraZeneca