O doente no tratamento da psoríase

O doente no tratamento da psoríase

O doente no tratamento da psoríase

O papel dos doentes com psoríase na gestão da sua própria doença.

A Psoríase, ou psoriasis, é uma doença crónica de pele, recorrente e intermitente, que embora não tenha cura, pode ser tratada e controlada.  

É importante que o doente esteja informado e esclarecido sobre a sua doença, de modo a conseguir aceitá-la, conhecer o seu curso “habitual” e prevenir as crises (diminuindo a sua gravidade e frequência). Sendo uma doença crónica, carece de tratamento diário e contínuo, numa atitude proativa por parte dos doentes, que deverão manter algum tratamento, mesmo nas fases de melhoria da sintomatologia.  

Existem ainda medidas gerais, como a hidratação da pele, os cuidados no banho e a exposição solar moderada, que são essenciais no tratamento. Outra atitude importante relaciona-se com o controlo dos fatores de risco e de agravamento da doença: reduzir o stress, evitar traumas da pele, evitar o tabagismo e o alcoolismo.  

Relativamente à psoríase em idade pediátrica, é necessário explicar às crianças o que é a doença e quais os cuidados que devem ter para a manter controlada. Na maioria dos casos estas crianças já percebem e interiorizaram o conceito de doença, reconhecendo ainda um padrão familiar (provavelmente um dos pais sofre também de psoríase). A escola e os professores podem ter um papel auxiliar no esclarecimento dos colegas, diminuindo o estigma e confirmando que a doença não é contagiosa e que é seguro os contacto físico entre as crianças.  

Saiba mais sobre Psoríase nos próximos vídeos da Wiselife.  

Conteúdos Relacionados

Apoios
Parcerias

    Subscreva a
    nossa newsletter

    Subscreva a nossa newsletter para
    receber as novidades em primeira mão!

    Contactos

    geral@wiselife.pt

    Wiselife | Todos os direitos reservados | Política de Privacidade | Copyright © 2023

    Contacts

    geral@wiselife.pt

    Wiselife | All rights reserved | Copyright © 2022
    Privacy Policy