O doente no tratamento da dermatite atópica

O doente no tratamento da dermatite atópica

O doente no tratamento da dermatite atópica

O papel dos doentes com dermatite atópica na gestão da sua própria doença

A Dermatite atópica é uma doença inflamatória da pele, crónica e recorrente, que embora não tenha cura, pode ser tratada e controlada. 

Para uma melhor gestão da sua doença é necessário envolver, capacitar e responsabilizar os doentes. Conhecer a sua doença, os sintomas habituais e os seus fatores desencadeantes, bem como os tratamentos de alívio, promovem um melhor controlo da doença e consequente melhoria da qualidade de vida.  

Geralmente são os próprios doentes que têm uma melhor percepção e experiência dos fatores de agravamento (como o stress e o cansaço) e de melhoria das crises, conseguindo reduzir a frequência e a intensidade das mesmas. Os cuidados gerais, diários, com recurso a produtos apropriados para peles atópicas, permitem preservar a barreira cutânea.  

Nas crianças é importante explicar-lhes o que é a doença, e como devem fazer para cuidar da sua pele e sempre que tiverem sintomas. Capacitar as crianças para rotinas diárias de cuidados gerais com a pele (como a hidratação), permitem um melhor controlo da doença e menor recurso a medicação. 

Saiba mais sobre Dermatite atópica nos próximos vídeos da Wiselife.  

Conteúdos Relacionados

Subscreva a nossa newsletter para receber as novidades em primeira mão!
Parceiros e Patrocinadores

    Contactos

    geral@wiselife.pt

    Wiselife | Todos os direitos reservados | Copyright © 2021
    Política de Privacidade