O papel dos doentes com Dermatite Atópica na gestão da sua própria doença.
A Dermatite Atópica é uma doença inflamatória da pele, crónica e recorrente, que embora não tenha cura, pode ser tratada e controlada.
Para uma melhor gestão da sua doença é necessário envolver, capacitar e responsabilizar os doentes. Conhecer a sua doença, os sintomas habituais e os seus fatores desencadeantes, bem como os tratamentos de alívio, promovem um melhor controlo da doença e consequente melhoria da qualidade de vida.
Geralmente são os próprios doentes que têm uma melhor percepção e experiência dos fatores de agravamento (como o stress e o cansaço) e de melhoria das crises, conseguindo reduzir a frequência e a intensidade das mesmas. Os cuidados gerais, diários, com recurso a produtos apropriados para peles Atópicas, permitem preservar a barreira cutânea.
Nas crianças é importante explicar-lhes o que é a doença, e como devem fazer para cuidar da sua pele e sempre que tiverem sintomas. Capacitar as crianças para rotinas diárias de cuidados gerais com a pele (como a hidratação), permitem um melhor controlo da doença e menor recurso a medicação.
Saiba mais sobre Dermatite Atópica nos próximos vídeos da Wiselife.