O tratamento da asma tem três componentes principais:
- Perceber quais os factores que espoletam sintomas e evitá-los.
- Tomar a medicação de manutenção conforme o médico indicou, pois tal é essencial para reduzir a inflamação das vias aéreas e manter a asma sob controlo. Pode não sentir alívio marcado quando toma este inalador, mas não deixe de o tomar!
- Tomar a medicação de alívio. Com efeito, mesmo que a pessoa com asma seja muito cuidadosa no tratamento, tomando a sua medicação diariamente e evitando os espoletantes de sintomas, não está livre de que algo escape ao seu controlo e desenvolva uma crise.
E como é que a pessoa sabe que está a ter uma crise de asma? A respiração fica mais acelerada, o peito parece que aperta e que o ar não chega, não respira bem e pode ouvir chiadeira ou “gatinhos” no peito.
Em caso de crise, é essencial manter a calma e actuar rapidamente, para travar a sua progressão. A pessoa deve tomar rapidamente o inalador de alívio ou o inalador habitual em esquema de crise.
Na próxima consulta, peça ao seu médico que lhe forneça um documento escrito com informação sobre como proceder em caso de crise e garanta que as pessoas com quem convive também sabem como actuar nestas situações.
Powered by AstraZeneca