Que conselhos práticos daria a alguém que pretenda deixar de fumar?
- Fazer uma lista dos motivos porque quer deixar de fumar.
- Marcar uma data para deixar de fumar. Dia D. Até essa data pode ir reduzindo gradualmente o número de cigarros por dia ou deixe uma parte de cada cigarro por fumar (não fumar o cigarro todo até ao fim).
- Pedir ajuda ao seu médico. Considerar a hipótese de usar medicamentos aprovados para a cessação tabágica.
- Informar e pedir apoio a amigos, familiares e colegas de trabalho.
- Antecipar e prevenir dificuldades. Evite ocasiões e locais que aumentem a vontade fumar.
- Remover cigarros e “afins”. No dia D, deitar fora os cigarros e objectos relacionadas com tabaco (isqueiros, cinzeiros…).
- Alterar rotinas. Casa e carro sem fumo. Reduzir a ingestão de café e bebidas alcoólicas por serem hábitos frequentemente associados ao consumo de tabaco. Substituir o cigarro por hábitos saudáveis, praticar exercício físico.
- Não substituir o cigarro por alimentos ricos em açúcar. Mastigue uma pastilha ou rebuçado sem açúcar para manter a boca ocupada.
- Guardar o dinheiro que teria gasto em tabaco.
- Resistir à tentação de fumar apenas um cigarro com o argumento de que vai ser só um. Manter-se firme!
Qual o papel desses fármacos?
Os fármacos podem ser um excelente apoio no processo de cessação tabágica. Digo apoio, pois os medicamentos que existem para este efeito, não fazem por si só a pessoa deixar de fumar. É necessário que a pessoa esteja motivada e com força de vontade para o fazer. Os fármacos vão ajudar a controlar os sintomas de privação, ou seja, aqueles que ocorrem quando o organismo se está a desabituar da droga (nicotina), permitindo que seja um processo mais fácil, mais tranquilo e sem sintomas. O uso de fármacos pode triplicar a possibilidade de ter sucesso.
Em que situações podem ser utilizados os fármacos?
Existem vários fármacos diferentes devendo ser avaliada a situação caso a caso. Faz mais sentido serem utilizados em pessoas de tenham maior grau de dependência, habitualmente com um consumo médio de 10 ou mais cigarros por dia. Antes de iniciar qualquer medicamento deverá ser feita uma avaliação médica para que seja realizado o aconselhamento sobre qual será o melhor fármaco a utilizar para cada situação e sobre como deve ser feito o tratamento para que tenha maior probabilidade de sucesso.
Durante quanto tempo é necessário tomar medicação?
A duração de tratamento farmacológico pode variar de caso a caso, mas costuma rondar os 2-3 meses de tratamento.