Viagens e Diabetes Mellitus

Viagens e Diabetes Mellitus

O que fazer se for viajar?

Quando vai viajar certifique-se que leva consigo toda a medicação que necessita, juntamente com uma carta do seu médico que descreva os seus problemas de saúde e medicação habitual. 

Planeie antecipadamente o esquema de toma da medicação, especialmente se cruzar vários fusos horários. Não se esqueça de requerer o Cartão Europeu de Seguro de Doença se for viajar para um país da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega ou Suíça, ou comprar um seguro de viagem. 

O sobre a dieta durante as viagens?

A dieta para pessoas com diabetes mellitus é a mesma dieta saudável recomendada para todos, por isso é uma questão de manter as escolhas saudáveis nos menus de restaurante, mas sem deixar passar a oportunidade de experimentar novas comidas! 

Os climas quentes aumentam o risco de intoxicação alimentar, por isso, prefira beber água e bebidas engarrafadas, evitando o gelo, saladas e frutas que não podem ser descascadas.

A temperatura do lugar interfere na diabetes?

A temperatura afeta a absorção de insulina. Se faz este tipo de medicação deve estar alerta. Em climas quentes a insulina é absorvida mais rapidamente a partir do local da injeção aumentando o risco de hipoglicemias. 

Enquanto em climas frios, a insulina é absorvida mais lentamente no início, mas pode ser absorvida de repente quando a temperatura corporal aquecer, causando hipoglicemia. Por outro lado, como o corpo consome mais energia para se manter aquecido, ao tremer, também pode haver risco aumentado de hipoglicemia. 

Em viagem monitorize níveis de açúcar com mais frequência e ajustar a alimentação ou dose de insulina.

Viagens e Dibetes Mellitus

Por: Nina Monteiro | Médica de Família

Infográfico, Medicina de viagem

Subscreva a nossa newsletter para receber as novidades em primeira mão!

Contactos

geral@wiselife.pt

Wiselife | Todos os direitos reservados | Copyright © 2019
Política de Privacidade