O que é um Coronavírus?

O que é um Coronavírus?

Os coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. Estes vírus consistem num núcleo de material genético rodeado por um envelope de picos de proteínas, o que lhe confere a aparência de uma coroa e daí o seu nome Coronavirus. 

Existem diferentes tipos de Coronavírus que causam sintomas respiratórios e/ ou gastrointestinais. As doenças respiratórias podem variar da constipação comum à pneumonia. Na maioria das pessoas os sintomas tendem a ser leves, no entanto existem alguns tipos de Coronovirus que podem causar doenças graves. 

O novo Coronavírus ou SARS-CoV2, causador da doença do Coronavírus ou COVID-19, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019 na China, na cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido identificado antes em seres humanos.  

Como se transmite? 

A doença COVID-19 foi identificada pela primeira vez num grupo de pessoas associadas com o mercado de venda de animais vivos e mariscos de Wuhan. Posteriormente a doença espalhou-se de uns doentes para outros, incluindo familiares e pessoal dos serviços de saúde. Existem atualmente muitos casos e a doença espalhou-se na China e noutros países.

A dinâmica exata de como o vírus é transmitido ainda não foi determinada. Em geral os vírus respiratórios são transmitidos através de gotículas criadas quando uma pessoa infetada tosse ou espirra ou através de algo que foi contaminado com o vírus.  

Qual a origem do vírus?

Sabe-se que os Coronavírus circulam numa série de animais e às vezes podem saltar a barreira da espécie e infetar o ser humano. O reservatório animal do Coronavírus 2019 ainda não é conhecido.  

Quais os principais sintomas?

As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória. 

Em casos mais graves pode haver pneumonia, falência renal e morte. A taxa de mortalidade ainda não é conhecida.

Qual o tratamento?

Atualmente não há medicação específica conhecida para o Coronavírus e o tratamento é feito com base em cuidados de suporte. 

Não existe vacina. Sendo um vírus recentemente identificado, estão em curso as investigações para o seu desenvolvimento.

Possíveis tratamentos estão também em desenvolvimento. 

Como me devo proteger?

Como prevenir o contágio de infeções respiratórias

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:

  • Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos; deitar sempre o lenço de papel no lixo); 
  • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes;
  • Evitar contato próximo com pessoas com infeção respiratória. 

Regressei recentemente de viagem, que devo fazer?

Se apresentar febre, tosse ou dificuldade respiratória e tiver regressado recentemente de algumas das áreas afetadas e/ou esteve em contacto com pessoa infetada, contacte a linha de saúde 24 através no número 808 24 24 24 e aguardar instruções. Recorde que não deve dirigir-se diretamente ao serviço de urgência nem centro de saúde.

Por: Maria Joāo Nobre | Médica de Família

Doenças Infeciosas

Subscreva a nossa newsletter para receber as novidades em primeira mão!

Contactos

geral@wiselife.pt

Wiselife | Todos os direitos reservados | Copyright © 2019
Política de Privacidade