O que é a imunidade de grupo?

A imunidade é a capacidade que o organismo de um determinado indivíduo tem em se defender de um agente que lhe pode causar dano, como por exemplo um vírus ou uma bactéria.

A vacinação é uma das formas mais eficazes de desenvolvimento de imunidade contra doenças infeciosas, ou seja, doenças causadas por agentes patogénicos como os vírus ou as bactérias.

As vacinas são formulações específicas para um determinado agente patogénico que permitem ao sistema imunitário desenvolver anticorpos, isto é, defesas contra uma determinada doença.

Durante os últimos séculos, o desenvolvimento de vacinas permitiu erradicar várias doenças, como a varíola e a poliomielite, responsáveis por pandemias que causaram milhões de mortos no passado.

A imunidade de grupo é um conceito epidemiológico, que descreve um estado em que a população está suficientemente imune à doença e esta não se consegue disseminar, isto é, um número significativo da população não pode contrair a doença, seja por imunidade natural ou por vacinação e as pessoas vulneráveis estão protegidas.

A vacinação é a forma preferencial para atingir esta imunidade de grupo, uma vez que permite o desenvolvimento de imunidade a nível individual e protege os indivíduos vulneráveis.

A imunidade de grupo é atingida quando uma elevada percentagemda população desenvolve defesas para a doença, sabendo que esta percentagem depende da infecciosidade da doença, isto é o número de pessoas que cada indivíduo vai, em média, infetar.

No caso da COVID-19 estamos a verificar que, em média, cada pessoa infeta 3 indivíduos, por isso, a imunidade de grupo será atingida quando 70% da população tiver sido infetada e desenvolvido imunidade ou tiver sido vacinada.

A imunidade de grupo não pode ser entendida como uma medida preventiva de uma pandemia, ela é a consequência da vacinação em massa ou de uma elevada taxa de infeção na população em causa.

As políticas de saúde públicas privilegiam a solução com menos efeitos adversos, e nesta situação as vacinas são geralmente os melhores candidatos.

Face à pandemia causada pela COVID-19, é urgente desenvolver uma solução que permita à população mundial o desenvolvimento de imunidade de grupo.

Só assim o vírus pode circular entre nós sem causar doença a um número significativo de indivíduos. Só assim podemos voltar a conviver de forma segura como antes.

Por: Ana Luís Pereira | Médica de Família

Covid 19, Doenças do sistema imunitário, Doenças Respiratórias

Subscreva a nossa newsletter para receber as novidades em primeira mão!

Contactos

geral@wiselife.pt

Wiselife | Todos os direitos reservados | Copyright © 2019
Política de Privacidade