O que é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica?

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica é uma doença comum, irreversível e progressiva, mas prevenível e com tratamento.

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica é uma doença respiratória que provoca uma diminuição do calibre das vias aéreas respiratórias e destruição do tecido pulmonar.

É uma doença comum, irreversível e progressiva, mas prevenível e com tratamento.

As pessoas com esta patologia apresentam como causa, na maioria dos casos, exposição a agentes nocivos como o tabaco, irritantes ambientais ou mesmo poluição ambiental, pelo que a medida principal é a evicção desta exposição. Afeta sobretudo homens, a partir dos 40 anos.

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica manifesta-se através de tosse, expetoração, dificuldade respiratória e cansaço para os esforços, sintomas que vão sendo cada vez mais frequentes à medida que a doença evolui.

Estes sintomas vão limitando as atividades de vida diária, podendo cursar com grande incapacidade

O diagnóstico da doença nem sempre é fácil e precoce, e é importante que o doente procure os cuidados médicos, se apresentar os sintomas descritos. Estes podem ser de instalação lenta, sendo desvalorizados pelo próprio, que os atribui à idade.

O diagnóstico é muitas vezes feito após a primeira exacerbação, período em que os sintomas de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica se agravam muito, desencadeada por exemplo, por uma infeção pulmonar, vírica ou bacteriana. 

 O diagnóstico é feito com base na sintomatologia, e confirmado através de uma Espirometria, um exame não invasivo que mede a quantidade de ar expirado pelos pulmões. 

O tratamento depende dos sintomas e da gravidade da doença. Quando os sintomas são regulares, é necessário tratamento diário com inaladores que possuem broncodilatadores – responsáveis por reduzir o estreitamento das vias respiratórias.

Atualmente existe uma grande diversidade de inaladores, sendo mais fácil encontrar o que melhor se adapta a cada pessoa. Em situações mais graves, ou em exacerbações, o tratamento pode ter de ser complementado com medicação oral, injetável ou mesmo, oxigénio. 

Se o tratamento for cumprido, a vigilância da doença for adequada e existir evicção das causas, é possível um doente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica viver com qualidade de vida.

É sempre importante reforçar a importância da prática de exercício físico (de acordo com a tolerância individual), da alimentação saudável e do controlo de todas as outras doenças e fatores de risco cardiovasculares. 

COVID-19 e Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica 

Apesar do conhecimento sobre o impacto da infeção por Covid-19 ser ainda limitado, os idosos e as pessoas com doenças respiratórias parecem correr maior risco de doença grave por Covid-19.

Por outras palavras, o risco de uma pessoa com problemas respiratórios contrair a doença não é maior, mas pode cursar com mais complicações

Um doente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica deve, assim como todos, cumprir as normas de etiqueta respiratória, distanciamento social e usar máscara. 

Segundo a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, as pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica devem seguir ainda recomendações específicas.

Recomendações para pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica

  • Controlo das suas doenças além da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica;
  • Cumprir a terapêutica e nunca a suspender sem antes falar com o seu Médico (inalatória ou oral);
  • Manter oxigénio ou outra terapêutica ventilatória, tendo sempre próximo os contactos da sua empresa de cuidados respiratórios domiciliários;
  • Ter armazenada medicação crónica, nomeadamente inaladores, quer os que faz diariamente, quer os de SOS.

E não se esqueça, se verificar um agravamento dos seus sintomas de base ou dificuldade respiratória, sem melhoria com a sua terapêutica de base e/ou SOS, não adie recorrer aos Serviços de Saúde!

Por: Filipa Carvalho | Médica Interna de Medicina Geral e Familiar

Subscreva a nossa newsletter para receber as novidades em primeira mão!

Contactos

geral@wiselife.pt

Wiselife | Todos os direitos reservados | Copyright © 2019
Política de Privacidade