Saúde Mental em Tempos de Pandemia
A pandemia COVID-19 trouxe-nos uma nova realidade e uma nova rotina. Quer estando em casa cumprindo o isolamento social recomendado, quer continuando no seu local de trabalho, muito se alterou nas últimas semanas.
Agora evitamos o contato próximo com os que nos são queridos, precisamente porque os queremos proteger.
Esta nova realidade forçou-nos a uma adaptação rápida, acompanhada de um elevado nível que preocupação, stress e ansiedade.
Estes sentimentos devem ser colocados em perspetiva e não sobrevalorizados. E o que podemos fazer para manter a nossa saúde mental?
Manter contato com família e amigos
Estamos em isolamento mas não estamos sozinhos.
Telefone aos pais e aos avós, faça jantares por videochamadas com o seu grupo de amigos, mande mensagem a saber como está aquela amiga com quem não fala há meses, partilhe fotos e vídeos engraçados nas redes sociais.
Com tanta tecnologia ao nosso dispor, vamos aproveitá-la da melhor forma.
Manter rotinas
Somos animais de hábitos e é importante manter o nosso ciclo circadiano, com horário para deitar, levantar e fazer refeições. Faça a cama, tire o pijama, cuide-se. As rotinas são de particular importância quando temos crianças ao nosso cuidado.
Estando muitos de nós em teletrabalho, tenha cuidado para não trabalhar mais horas que o habitual.
Sabendo que a nossa produtividade pode não ser a mesma, devemos procurar outras estratégias para a melhorar, sem comprometer o nosso “horário” previamente estabelecido.
Manter-se activo
Corpo são para uma mente sã. Faça exercício físico. Como? Sozinho, online com amigos, seguindo atletas ou com a orientação do seu ginásio. Seja criativo! Estar em casa não é desculpa para se desleixar.
Moderar o consumo de notícias (nomeadamente sobre COVID-19)
Procure estar informado, para se proteger a si e aos outros, mas evite ficar assoberbado com demasiada informação que pode ter dificuldade em gerir, alimentando apenas a ansiedade e preocupação.
Retomar os seus hobbies
Quando foi a última vez que pintou um quadro? Fez um puzzle? Ou tocou guitarra? Lembra-se como nunca tinha tempo para criar a nossa horta? E quantos livros e filmes estão na sua lista de “tenho de ver/ler”?
Pois está na altura de aproveitar o tempo que estamos por casa.
Manter o seu esquema terapêutico
Caso esteja a cumprir algum algum tratamento, medicação, seguimento em consultas – é importante mantê-lo.
Apesar de reorganizados, os serviços de saúde não fecharam, e muitas consulta podem manter-se com a mesma regularidade de antes, por telefone, por videoconferência.
Em caso de dúvida, contacte o profissional de saúde em questão, e encontrarão a melhor opção para ambos, evitando todos os riscos de contágio.
Permitir o Luto
Sabendo que nos estão impostas algumas restrições, devemos permitir-nos a tristeza, o sofrimento, o luto, que naturalmente está associado à perda pela morte de alguém.
Numa altura de pandemia, muitos seremos confrontados com esta realidade, e a banalização da morte, ignorando os nossos sentimentos, não tornará o processo nem mais rápido, nem menos doloroso.
Conhecer os sinais de alerta
Se sente que a sua vida já não faz sentido, ou o desespero e a falta de ânimo estão a interferir com o seu dia-a-dia, ou está preocupado com a sua saúde mental, então deve procurar de ajuda especializada, através das linhas telefónicas ou recorrendo ao serviço de urgência.
“Vamos todos ficar bem”
É importante manter a esperança e o pensamento positivo, porque a pandemia será controlada, a atividade económica retomará, e todos teremos de contribuir para regressar ao que tínhamos como “normal” e rotineiro.
Por: Maria João Nobre | Médica de Família
Covid 19, Doenças Infeciosas, Doenças Respiratórias, Infográfico