Qual a importância do colesterol?
O colesterol no sangue é uma substância semelhante à gordura, produzido pelo fígado, e essencial para a nossa saúde sendo importante, por exemplo, para a produção de hormonas e digestão de gorduras.
O corpo humano produz todo o colesterol necessário. Por esta razão, uma dieta saudável não precisa de alimentos ricos em colesterol. O colesterol alimentar é encontrado em alimentos de origem animal, incluindo carne, frutos do mar, ovos e laticínios.
Os tipos de colesterol
O colesterol no sangue é transportado por proteínas chamadas “lipoproteínas”. Existem dois tipos de lipoproteínas principais no organismo humano:
1 – LDL (lipoproteína de baixa densidade), às vezes chamada de colesterol “mau”; altos níveis de colesterol LDL aumentam o risco de doenças cardiovasculares;
2 – HDL (lipoproteína de alta densidade), ou colesterol “bom”, que absorve o colesterol e o transporta até ao fígado.
Quando o corpo tem excesso de colesterol LDL, ele pode acumular-se nas paredes dos vasos sanguíneos, situação essa designada por placa aterosclerótica. À medida que os vasos sanguíneos acumulam esta placa, o interior dos vasos vai estreitando.
Esse estreitamento bloqueia o fluxo sanguíneo de e para o coração e outros órgãos. Quando o fluxo sanguíneo é bloqueado, pode causar enfarte do miocárdio (ataque de coração) ou claudicação intermitente (dor nas pernas ao caminhar).
O colesterol alto geralmente não apresenta sinais ou sintomas.
A forma de saber se o colesterol está elevado é através de análises ao sangue, que podem ser pedidas pelo médico assistente quando este achar que está indicado este doseamento.
Por Maria João Nobre | Médica de Família