O tratamento da Asma durante a Pandemia

A asma é uma doença inflamatória crónica dos brônquios, e esta inflamação leva a uma maior dificuldade na entrada e saída do ar dos pulmões.

O tratamento da asma assenta em 3 pilares: evitar a exposição a agentes desencadeantes, tratamento preventivo e tratamento da crise. O tratamento preventivo assenta em corticoides inalados, vulgarmente designados de “bombinhas”.

Os doentes com Asma, sendo esta uma doença respiratória, estão incluídos no grupo de risco, no caso de desenvolverem COVID 19.

Temos visto algumas notícias que desaconselham o uso de corticoides no tratamento da COVID 19. Esta informação foca-se nos medicamentos de ação sistémica (em todo o organismo) e não nos de ação local (como acontece com os inalados através das “bombas”) e não se aplica aos doentes com Asma.

Os doentes com Asma não devem interromper os seus tratamentos com corticoides inalados prescritos regularmente. Se tem dúvidas sobre o seu tratamento contacte o profissional de saúde que o segue regularmente.

Se tiver um episódio de agravamento, isto é, uma crise de asma siga as instruções do seu plano de tratamento e se necessário recorra aos serviços de saúde como fazia habitualmente. Se lhe forem prescritos corticoides orais deve utilizá-los como fazia habitualmente.

Lave frequentemente as mãos, cumpra as recomendações de etiqueta respiratória, cuide de si!

Permaneça seguro!

Por: Ana Luís Pereira | Médica de Família

Covid 19, Doenças Infeciosas

Subscreva a nossa newsletter para receber as novidades em primeira mão!
Parceiros e Patrocinadores

    Contactos

    geral@wiselife.pt

    Wiselife | Todos os direitos reservados | Copyright © 2021
    Política de Privacidade