Como planear o isolamento com crianças em casa?
Com as escolas encerradas, as crianças ficam em casa com pelo menos um dos pais, muitos deles mantendo-se em regime de teletrabalho. É uma situação inédita no nosso país, pelo que acredito as dificuldades sejam muitas e obriga a uma organização maior que o habitual.
É importante transmitir que não é um período de férias. Em primeiro lugar, os pais devem organizar uma rotina com seus filhos para manter uma regularidade e equilíbrio no aprendizagem . Ao fazer isso, é importante encontrar um equilíbrio entre brincadeiras e atividades no dia a dia das crianças para que tragam uma carga educativa e lúdica ao mesmo tempo.
Sabemos que as medidas de higiene e lavagem de mãos são um dos métodos de prevenção, assim como o isolamento social. Daí o relevo de explicar às crianças a situação, de forma simples e adequada às idades, assim como limitar a informação dos media a que estão expostos. Podem ver no site da Ordem dos Psicólogos Portugueses, uma explicação para os mais pequenos.
Quanto à técnica de lavagem de mãos, são recomendados os 20 segundos, por exemplo enquanto que se canta a versão reduzida dos Parabéns, 2 vezes. Outra maneira de tornar mais divertida a importância de lavar as mãos várias vezes ao dia, desenhando o coronavírus no dorso da mão com o objetivo de o eliminar até ao final do dia. Experimentem!!
Como conciliar o teletrabalho com as crianças em casa?
1 – Muito importante: manter rotinas! Manter os horários das refeições e o horários de aprendizagem das crianças. Equilibrar o tempo entre a carga educativa e lúdica
2 – Distribuir tarefas didáticas e construtivas aos filhos, de acordo com a faixa etária. Recordar que os trabalhos manuais são muito importantes no desenvolvimento motor e criativo. Podem recorrer aos sites da LEYA e Escola Virtual da Porto Editora, com conteúdos educativos do 1º ao 12º anos.
3 – Ter um espaço de trabalho para si e para os filhos.
4 – Estabelecer objetivos reais e com metas alargadas.
Como ocupar as crianças neste período?
1 – Incentive à leitura criando momentos de leitura individual ou com os pais, incentivando à parte criativa das crianças em idade pré e escolar a contarem as próprias histórias. Para os mais audazes, porque não uma pequena encenação?
2 – Jogos e brincadeiras.Esta é a altura ideal para irmos buscar os jogos de tabuleiro, jogos de encaixe e puzzles. Ensinar aos mais pequenos a saltar à corda, saltar à macaca e ao elástico, lançar o peão e jogar aos berlindes. Para quem tem jardim, quintal, varandas ou terraços, incentivar a algumas atividades ao ar livre, mas sem sair de portas.
3 – Integrar as crianças em atividades domésticas: fazer a cama, por a mesa. Ajudar na jardinagem, por exemplo é o momento ideal para se dedicarem ao pequeno horto de especiarias lá na varanda.
4 – Fazer receitas simples: bolos, biscoitos, panquecas e crepes vão manter a pequenada alegre e entretida por um bom tempo!!
5 – Colorir, pintar, desenhar, recortar e colar. Aproveite para fazer uma seleção às suas revistas e deixar as crianças usar a sua criatividade, para construir novos rostos e figuras, por vezes, pouco humanas. Trabalhar a modelagem com as plasticinas. Usar os guaches e aguarelas que andam esquecidas lá por casa.
6 – Atividades online e TV. Não podemos esquecer que as crianças já não vivem sem atividades online. Felizmente há vários sites e jogos, de acordo com as idades e com controlo parental. Não se esqueçam de estabelecer limites quanto ao tempo de utilização. Consultem os tempos de ecrã recomendados para cada idade, por exemplo, no site da OMS.
7 – Música.Não descuidar no tempo dedicado aos instrumentos musicais, caso já andem em aulas. Nos que não andam, recordar músicas e ensinar aos mais novos! A rádio e a internet irão com certeza ajudar!!!
Sem pânico e com muitas atividades giras!!
Já pintaram o vosso arco-íris? Isso mesmo: Vai ficar tudo bem!!!
Por: Susana Calejo Rios | Médica de Família