Porque é que os números vão continuar a aumentar?

A COVID-19 é uma doença infeciosa, causada pelo coronavírus, SARS-CoV-2. Esta doença transmite-se através de gotículas expelidas por uma pessoa infetada ou contato com superfícies onde essas gotículas se depositaram.

A COVID-19 é uma doença nova sobre a qual aprendemos algo novo todos os dias. Inicialmente pensávamos que apenas as pessoas com sintomas podiam transmitir a doença.

Hoje sabemos que uma percentagem da população pode ter a doença, transmiti-la mesmo sem ter sintomas, assim como os doentes com sintomas transmitem a doença dias antes de os desenvolverem. Tudo isto dificulta a identificação e isolamento dos doentes que transmitem a doença.

Em média cada indivíduo infetado vai contaminar 2 a 3 pessoas, que por sua vez vão contaminar mais 2 a 3 pessoas. Estes contágios vão escalando e podem muitas vezes só ser detetados quando começarem a aparecer os primeiros indivíduos com sintomas.

As medidas de contenção social têm como principal objetivo limitar o número de pessoas que cada um de nós contata para desta forma limitar o número exponencial de infetados. Ainda assim este número dificilmente será zero, mesmo com todos os cuidados e medidas implementadas.

O objetivo destas políticas de saúde pública é que o número de infetados, e consequentemente de pessoas com doença grave, não ultrapasse a capacidade de resposta do sistema de saúde, o que aumentaria drasticamente o número de mortes.

Por isso ouvimos frequentemente que é muito importante a colaboração de todos. É um trabalho constante até termos disponível uma vacina, tratamento ou a imunidade de grupo.

Os números de infetados, mortes e curados vão continuar a aumentar durante os próximos meses mas, com o contributo responsável de todos, ocorrerá de uma forma controlada, que nos permita aumentar o número de indivíduos curadas, sem um aumento drástico no número de mortes.

Seja responsável. Respeite as medidas de contenção social. Fique em casa.

Por: Ana Luís Pereira | Médica de Família

Covid 19, Doenças Respiratórias

Subscreva a nossa newsletter para receber as novidades em primeira mão!
Parceiros e Patrocinadores

    Contactos

    geral@wiselife.pt

    Wiselife | Todos os direitos reservados | Copyright © 2021
    Política de Privacidade