O que é a dermatite atópica?

A dermatite atópica, também conhecido como eczema é um problema de com secura, descamação e vermelhidão da pele. O tratamento da dermatite atópica consiste na aplicação de hidratante e pomadas terapêuticas. 

O que é?

A dermatite atópica também conhecida como eczema é um problema de pele que causa secura, comichão ou prurido, descamação e vermelhidão da pele. Esta doença pode afetar crianças e adultos, tendo uma agregação familiar.  

Causas e/ou fatores de risco

O desenvolvimento da dermatite atópica não é totalmente compreendido, contudo a genética parece desempenhar um papel importante. Na maioria das pessoas com dermatite atópica, há uma anomalia genética na camada mais externa da pele, chamada epiderme. A epiderme é a primeira linha de defesa entre o corpo e o meio ambiente. Quando a epiderme está intacta, esta impede que irritantes ambientais, alérgenos e micróbios entrem no corpo e evita que a pele perca água. Em pessoas com dermatite atópica, essa barreira está fragilizada o que compromete as funções de defesa e a proteção contra a desidratação. O desenvolvimento de dermatite atópica raramente está relacionado com alergias alimentares. 

Sintomas 

A maioria das pessoas com dermatite atópica desenvolve seus primeiros sintomas na infância, antes dos cinco anos de idade. Comichão intensa na pele, vermelhidão ou manchas e descamação da pele são comuns. A comichão pode ser mais percetível à noite.

Diagnóstico

Não há nenhum teste específico usado para diagnosticar eczema. O diagnóstico geralmente é baseado na história clínico, sintomas e exame físico.

Tratamento

A dermatite atópica é uma doença crónica, alternando períodos de agravamento e melhoria. Embora não tendo cura, é possível controlar os sintomas com uma variedade de medidas de autocuidado e medicamentos.

Devem eliminar os possíveis fatores de risco para a doença que podem incluir:

  • Ambientes frios ou secos
  • Transpiração
  • Stress emocional ou ansiedade
  • Mudanças rápidas de temperatura
  • Exposição a certos produtos químicos ou soluções de limpeza, incluindo sabões e detergentes, perfumes e cosméticos, lã ou fibras sintéticas, poeira, areia e fumo de cigarro

Mantenha a pele hidratada:

Emolientes – emolientes são cremes e pomadas que hidratam a pele e evitam o ressecamento. Os melhores emolientes para pessoas com eczema são cremes espessos ou pomadas que contêm pouca ou nenhuma água. Os emolientes são mais eficazes quando aplicados imediatamente após o banho. Os emolientes podem ser aplicados duas vezes ao dia ou mais frequentemente, se necessário. As loções contêm mais água do que os cremes e pomadas e são menos eficazes para hidratar a pele.

Banho – Banhos ou chuveiros mornos podem hidratar e arrefecer a pele, aliviando temporariamente a comichão. Aplique um emoliente imediatamente após o banho ou duche para evitar que a sua pele resseque como resultado da evaporação da água. Banhos quentes ou longos (mais de 10 a 15 minutos) e duches devem ser evitados, pois podem ressecar a pele.

Tratamento das áreas com irritação da pele:

Esteroides tópicos – seu médico pode sugerir um creme ou pomada esteroide (também chamado de “corticosteroide”) para aplicar nas áreas irritadas. Cremes ou pomadas esteroides são geralmente aplicados na pele uma ou duas vezes por dia. Isso ajuda a reduzir os sintomas e hidratar a pele.

Outros tratamentos tópicos – Os tratamentos de pele mais recentes para eczema incluem os inibidores da calcineurina como o tacrolimus. Estes são eficazes no controle do eczema, embora não funcionem tão rapidamente quanto os esteroides tópicos. São utilizados em áreas sensíveis, como o rosto e a virilha, e podem ser usados ​​em crianças com mais de dois anos.

No caso de falência dos tratamentos tópicos podemos recorrer ao tratamento com comprimidos, fototerapia ou tratamento biológicos.

O prurido ou comichão é um sintoma importante e incapacitante. Em determinadas situações podem ser utilizados anti histamínicos orais para aliviar este sintoma.

Por Ana Luís Pereira | Médica de Família

Infográfico

Subscreva a nossa newsletter para receber as novidades em primeira mão!
Parceiros e Patrocinadores

    Contactos

    geral@wiselife.pt

    Wiselife | Todos os direitos reservados | Copyright © 2021
    Política de Privacidade