Complicações da Psoríase

A psoríase, ou psoriasis, é uma doença crónica, recorrente, intermitente e de natureza auto-imune. Irá acompanhar os pacientes ao longo de toda a sua vida, com períodos de melhoria dos sintomas e com períodos de crise (ou surto), e está muitas vezes associada a outras patologias.  

A psoríase é uma doença crónica, que acompanhará os doentes ao logo da sua vida, com períodos de melhoria dos sintomas e com períodos de crise / surtos. Está doença está associada com outras patologias, consideradas complicações da psoríase.

As complicações mais comuns são psicológicas e psiquiátricas, decorrentes da visibilidade das lesões na pele e o impacto psicológico que estas causam. Cerca de 90% dos doentes referem sofrer de Vergonha e Estigma, e mais de 90% dos doentes referem baixa autoestima (relacionada com a doença). A ansiedade e/ ou depressão afeta 605 dos doentes com psoríase, e existe um risco aumentado de suicídio.

Entre 15 e 30% dos doentes com psoríase desenvolvem artrite psoriátrica que é descrita como um tipo e uma complicação da doença. Afeta as articulações dos dedos das mãos e dos pés, punhos, tornozelos e joelhos, com queixas de dor, rigidez e edema (inchaço) destas articulações.

A psoríase está também associada ao risco aumentado de desenvolver outras patologias com a Diabetes mellitus tipo 2, as Doenças cardiovasculares, a Obesidade e Doença Inflamatória Intestinal (Doença de Crohn).

Existem ainda complicações que se devem aos tratamentos crónicos necessários para controlar a psoríase, com consequente Esteatose hepática (aumento gordura no fígado), Doença renal e Cancro de pele.

A psoríase é uma doença com um importante impacto socio-económico, com menor esperança média de vida (cerca de 10 anos) nos doentes com psoríase vs a população geral; com redução da produtividade, relacionada com as ausências laborais, a necessidade de sair do trabalho mais cedo, falta de tempos de lazer; e com o elevado custo associado aos tratamentos e seguimento médico regular. Além disto, 1 em cada 4 pessoas com psoríase refere ser mais difícil conseguir emprego se tiver a doença.

Por Maria João Nobre | Médica de Família

Infográfico

Subscreva a nossa newsletter para receber as novidades em primeira mão!
Parceiros e Patrocinadores

    Contactos

    geral@wiselife.pt

    Wiselife | Todos os direitos reservados | Copyright © 2021
    Política de Privacidade