Qual a importância do tratamento da dermatite atópica?

Qual a importância do tratamento da dermatite atópica?

Os cuidados gerais e os tratamentos disponíveis para o Eczema

A Dermatite atópica é uma doença da pele, de características inflamatórias, crónica e recorrente. Embora o tratamento não cure a doença, vai permitir controlar os sintomas e reduzir a gravidade e frequência das crises. 

Os cuidados gerais com a pele são muitos importantes para a hidratação da pele, contribuindo para a preservação da barreira cutânea. Para tal, os doentes devem diminuir o número de banhos, e estes devem ser rápidos e com água morna; devem usar sabonetes super gordos, e cremes hidratantes neutros, específicos para pele atópica. Devem evitar-se os fatores que agravam ou desencadeiam as crises, bem como manter as unhas cortadas e limpas.  

O tratamento pode ser tópico, com a aplicação de cremes ou pomadas na pele, ou ser sistémico, com a toma de comprimidos orais. A escolha do tratamento deve ser feita pelo médico assistente, e depende da fase da doença.  

O uso de corticoides, quer sejam tópicos ou orais, deverá ser por períodos curtos, de forma intermitente e não como tratamento continuado. Saiba mais sobre o papel do doente na gestão da Dermatite atópica nos próximos vídeos da Wiselife. 

Conteúdo Exclusivo

Qual a importância do tratamento da dermatite atópica?

Qual a importância do tratamento da dermatite atópica?

Os cuidados gerais e os tratamentos disponíveis para o Eczema A Dermatite atópica é uma doença da…
Outros conteúdos
Subscreva a nossa newsletter para receber as novidades em primeira mão!
Parceiros e Patrocinadores

    Contactos

    geral@wiselife.pt

    Wiselife | Todos os direitos reservados | Copyright © 2021
    Política de Privacidade