Atividade física pós-COVID

Atividade física define-se como qualquer movimento corporal voluntário que resulte em gasto de energia, quando comparado com o consumo basal em repouso.

Exemplos de atividade física são as deslocações diárias, atividades domésticas e laborais. 

Quando essa atividade física é realizada de uma forma estruturada e planeada designa-se de exercício físico. O exercício físico funciona como prevenção e terapêutica, desde que praticado com regularidade.

De acordo com o Colégio Americano de Medicina Desportiva, para que uma pessoa seja considerada fisicamente ativa deverá realizar cerca de 150 minutos de atividade física, a uma intensidade moderada, por semana.

Atualmente, a sociedade vive uma pandemia que obrigou a adaptação de um estilo de vida diferente. Do confinamento, ao teletrabalho, ao encerramento de serviços, todos nós tivemos de nos habituar e readaptar.

Apesar de, presentemente, estarmos a viver uma fase de desconfinamento, muitas pessoas ainda exercem a sua profissão em teletrabalho.

Atividades como dançar a sua música preferida ou andar rapidamente pela casa por 10-15 minutos duas a três vezes por dia, saltar à corda, interagir em vídeo jogos interativos de exercícios ou usar aparelhos para exercícios aeróbicos (se os tiver) podem ser soluções para manter e adotar níveis de atividade física aceitáveis.

Ainda dentro de casa, poderá realizar ioga. A respiração profunda e a atenção plena também podem reduzir a ansiedade. 

Exercícios de fortalecimento muscular, como agachamentos numa cadeira ou flexões contra a parede, são excelentes alternativas para complementar o exercício aeróbico.

Relativamente a atividades ao ar livre, caminhe ou ande de bicicleta. No caso de caminhada deverá manter uma distância de 10 metros de distanciamento social.

Já no caso da bicicleta mantenha 20 metros. A corrida também poderá ser uma alternativa de exercício aeróbico.

Optar pela jardinagem ou jogos ativos com a família também podem ser alternativas a realizar no exterior. Ao praticar as atividades de exterior deverá evitar espaços lotados e lavar as mãos quando chegar a casa.

Com a abertura dos ginásios, o exercício físico poderá ser retomado nestes espaços. Procure sempre manter o distanciamento mínimo de 2 metros, mesmo que vá treinar com um amigo. 

Use máscara até iniciar o seu treino, devendo colocá-la quando este terminar, o mesmo se verificando com a higienização das mãos com solução alcoólica.

Evite frequentar os balneários, preferindo ir já equipado de casa. Traga a sua própria bebida (água ou bebida isotónica) devendo esta estar perfeitamente identificada.

Independentemente do local, procure manter os níveis de atividade física, sempre com os devidos cuidados de proteção, pois a prevenção é o melhor remédio.

E não se esqueça: Atividade Física de intensidade moderada está associada a um sistema imunológico mais saudável.

Por: Pedro Prata | Médico de Família

Covid 19, Doenças Infeciosas, Doenças Respiratórias

Subscreva a nossa newsletter para receber as novidades em primeira mão!
Parceiros e Patrocinadores

    Contactos

    geral@wiselife.pt

    Wiselife | Todos os direitos reservados | Copyright © 2021
    Política de Privacidade