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A importância do exercício físico nos seniores

Exercício físico: dicas e benefícios

O exercício físico tem um papel determinante no envelhecimento saudável, melhora da condição física, diminui o risco de quedas e lesões e diminui o risco de doenças como depressão, hipertensão, processos demenciais, osteoporose.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que até 2050, o número de pessoas com idade superior a 60 anos atinja os 2 bilhões, representando assim cerca de um quinto da população mundial.

Deste aumento advém a preocupação com medidas que promovam um envelhecimento ativo, pleno e com qualidade de vida.

Os benefícios do exercício físico

Para além de cuidados alimentares adequados a esta faixa etária, sabe-se que o exercício físico tem um papel determinante no envelhecimento saudável.

Para além dos múltiplos benefícios sobejamente conhecidos como melhoria da condição física, diminuição do risco de doenças como depressão, hipertensão, processos demenciais, osteoporose, entre outros, o exercício físico previne ainda a perda de massa muscular, equilíbrio e flexibilidade, diminuindo assim o risco de quedas e lesões.

A prática do exercício físico

Nesta faixa etária devem ser privilegiadas atividades de baixo impacto tais como caminhadas, atividades na água, alongamentos, entre outros, de forma a minimizar o risco de lesões.

Reservando atividades de maior impacto para indivíduos com melhor condicionamento físico e que usufruam de acompanhamento adequado.

É fundamental a prática de atividades que trabalhem a coordenação motora, o equilíbrio e a força muscular dos membros inferiores,  para evitar o aumento de dependência de terceiros no que diz respeito às atividades de vida diária.

Por outro lado, também deverá ser dada preferência a atividades em grupo, uma vez que para além dos benefícios que conferem a nível físico também trabalham questões psicológicas e sociais

Um bom exemplo será a realização de caminhadas em terreno plano, com duração de 30 minutos, seguidas de uma sessão de alongamentos, com periodicidade de 4 a 5 vezes por semana, ressalvando sempre a importância de consultar o seu médico sobre as possíveis limitações ou contra-indicações que poderá ter.

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Dicas para iniciar atividade física

  1. Comece devagar: é importante que para alguém tendencialmente sedentário o início de atividade física seja gradual e, progressivamente, ajustado às capacidades de cada indivíduo.
  2. Estabeleça um horário, sem desculpa!: para criar novos hábitos, planificar é a palavra de ordem. Integrar a atividade física na rotina do dia-a-dia será fundamental para a tornar sustentável ao longo do tempo. 
  3. Utilize roupa confortável: procure utilizar roupa de desporto de tecidos respiráveis, de preferência de algodão, suficientemente larga para permitir amplitude de movimentos mas não o bastante para provocar quedas.
  4. Procure atividades de que gosta: tão ou mais importante do que realizar atividade física, será procurar uma que se enquadre nas suas preferências, fazendo deste um momento de bem-estar.
  5. Hidrate-se: durante o exercício físico é fundamental o reforço da hidratação, uma vez que esta diminui a fadiga e o desgaste físico.
  6. Privilegie as horas de menor calor, evitando assim a desidratação e o risco de se envolver em atividades, que pelas condições climáticas, se tornem demasiado extenuantes.
  7. Procure incluir atividades de reforço muscular dentro do seu plano, podendo utilizar objectos do dia-a-dia tais como garrafas de água que funcionam como halteres.
  8. Mexa-se! todos os movimentos contam. Mudanças simples que podem fazer a diferença incluem subir escadas, preferir fazer caminhadas ou andar de bicicleta para se deslocar, jardinagem, dançar, brincar com os netos, entre outros.

As possibilidades e os benefícios são inúmeros, pela sua saúde, mexa-se!

Por: Dra. Andreína Fernandes


Médica de Família
OM 55728
Pós-graduada em Geriatria

Saúde Senior

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